14 de janeiro de 2015

Franchising Social potenciado pelo Marketing Social

É um projeto que visa a Inclusão Social pela via do empreendedorismo, por forma a autonomizar financeiramente pessoas em situação de desemprego e tem como fim último gerar emprego de forma sustentada através da replicação de projetos-piloto de Franchising Social e da criação de micro-negócios e atividades por conta própria.

O projeto tem dois objetivos centrais. Por um lado a implementação e apoio de ações inovadoras de promoção de atividade que possibilitem autonomizar financeiramente pessoas em situação de desemprego e combater a pobreza e a exclusão social. Por outro a promoção da função social das Instituições da Economia Social promovendo a mobilização de recursos (Fundraising) e de apoios públicos que possibilitem a sua acção no combate às desigualdades sociais.






A Cáritas, na linha do que havia sido realizado nos anos 70 e 80, em que apoiando os retornados das ex-colónias criou 2090 negócios numa relação custo-benefício e de sustentabilidade e impacto económico local e regional a todos os títulos notável, abraçou o projecto CRIA(C)TIVIDADE.

Neste contexto,  vai promover e desenvolver o Franchising Social e apoiar a atividade por conta própria. Posiciona-se, assim, como esteio à implementação do Franchising Social em Portugal fundamentado-se no binómio procura-oferta. Realizou  uma seleção e análise criteriosa de projetos de Franchising Social de sucesso em funcionamento no estrangeiro e que oferecendo maiores garantias de sustentabilidade se adaptem ao contexto português. Estudou, também, outros negócios com potencialidade de se tornarem franchisings sociais.

Relativamente à criação de micro-negócios e atividade por conta própria, a Cáritas Portuguesa acompanhará os futuros empreendedores desde a ideia de negócio até à sua implementação com vista à respetiva sustentabilidade. Deste modo, procedeu-se à identificação das necessidades existentes ou latentes no território nacional, às quais o mercado não responde ou responde insuficientemente, selecionando um conjunto de actividades, susceptíveis de remuneração. Estes negócios constituem a actual bolsa de ideias de micro-negócios. Tanto as acções de Franchising Social como as ideias de negócio serão complementadas pelas ideias avançadas pelos futuros empreendedores e cuja análise económica demonstre a sua viabilidade.

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Fonte: http://www.caritas.pt

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