5 de janeiro de 2015

5 Dicas Para Ter Sucesso Como Freelancer



Olá caríssimo amigo leitor e visitante aqui do grande blog Quero Trabalho Ou Emprego.

Vou hoje focar um tema de extrema importância para quem realmente quer Trabalhar em Casa e Ganhar Dinheiro Como Freelancer.

Trabalhar por conta própria é realmente um grande desafio. Exige esforço, dedicação e acima de tudo Motivação. Todos os dias há um vasto e cansativo caminho a percorrer, carregado de obstáculos que é necessário ultrapassar para se chegar ao topo.

Já sabemos que é assim, nada é fácil não é caro amigo? Pois então, por experiência e a pensar em todos os que como eu lutam diariamente pela tão desejadada independência financeira, separei aqui 5 dicas para o amigo ter mais sucesso a Trabalhar em Casa Como Freelancer.

Aqui vai:

1ª Dica: Dedique-se a Projetos Pessoais.

A maioria dos profissionais freelancer dedicam-se apenas a projetos comerciais (ganhar dinheiro rápido claro ;-) ), e esquecem-se de motivar a sua criatividade em causas e projetos pessoais.
Mesmo que o seu tempo seja pouco, há sempre um tempinho extra. Há ou não há?

Se por acaso alguém pensa (ha-de haver muitos claro) que o único interesse em se dedicar a  projetos pessoais é diversão pessoal, está muito enganado. Muitos artigos aqui do Quero Trabalho ou Emprego são projetos pessoais, estudos e experiências que decido partilhar.
Caro amigo, pense nisto, ao atrair a atenção de blogs e sites para um projeto pessoal, a sua reputação no mercado vai aumentar consideravelmente, quem não é visto não é falado. E um cunho pessoal diz muito acerca do profissional e serve também de "montra" ao seu trabalho para futuros contratadores.

Dedique algum tempo aos Seus projetos pessoais que estão para aí na gaveta, trabalhe-os e partilhe-os, quanto mais não seja o Seu ego vai gostar :-D.

2ª Dica: O atendimento ao cliente é a grande prioridade do seu trabalho.

Já não é a primeira vez que tenho necessidade de terceirizar um serviço, como é normal, entro em contacto com algumas empresas da àrea em questão, envio o briefing e aguardo a resposta, muito bem, está correto. Não, não está, porque também já não é a primeira vez que o tempo passa e passa e... e ainda aguardo a resposta da maioria.

Pois é caro amigo, por mais interessantes que algumas empresas possam parecer, a maioria peca e muito quanto à grande e prioritária questão, o Atendimento ao Cliente.

Uma das grandes vantagens de se Trabalhar Como Freelancer é ser possível praticar uma comunicação mais pessoal com os seus clientes. Nem sempre é fácil consoante o trabalho começa a apertar, mas no entanto, é de vital importância ter uma atenção muito especial neste aspeto. A falta de tempo e o corre corre diário podem fazer com que o amigo simplesmente se esqueça de responder aquele pedido de informações ou de orçamento que ainda anda lá perdido na caixa de entrada do mail.

Por isso caro amigo, praticar uma boa organização do trabalho é de fundamental importância. O ideal seria, claro, o amigo deixar a responsabilidade do atendimento ao cliente com uma outra pessoa, e ficar livre para se concentrar apenas no desenvolvimento dos seus projetos profissionais e pessoais. com o tempo chegaremos lá concerteza :-D.

3ª Dica: Dê mais do que aquilo que promete. Sempre.

O quê? Este gajo não deve estar bem!!
Pois é, mas, o erro mais recorrente ao se fechar um negócio é prometer-se muito, "...além de lhe fazer o que me pede ainda lhe faço isto e mais isto e tal e coisa...", tudo isto com a ideia de surpreender e agarrar o cliente. No entanto, o que é que normalmente acontece, o prazo está a acabar, não há tempo, começa o stress, o cliente a ligar (que não ajuda nadinha), afinal não era bem aquilo, ainda se tem que alterar e, conclusão, entrega-se o serviço que foi pedido inicialmente, sem extras, à pressa, mal embrulhado, enfim...não compensa.

Pois caríssimo, vá por mim, para evitar esta situação, "esconda a cereja até entregar o bolo", ou seja, o amigo sabe que fará o extra pelo cliente, mas não lhe vai dizer nada até à hora de fechar o negócio. Se não tiver tempo, não há problema, cumpriu o que prometeu, se tiver tempo, otimo, o cliente além de ficar satisfeito como o serviço vai ficar ainda mais satisfeito com a surpresa extra que lhe entregou.

Quando chega a hora da entrega é muito bom ver a cara do cliente ao receber mais do que lhe foi prometido. Isso vai causar uma otima impressão ao cliente, ajuda a fidelizar o cliente e deixa as portas abertas para outros trabalhos e até mesmo para recomendações a amigos.

4ª Dica: Não seja invejoso. Partilhe.

Caro amigo, se você é bom nalguma coisa, partilhe o seu conhecimento com outras pessoas. Se não está habituado a isso, acredite, ajudar o próximo é sempre muito recompensador. Se o amigo já tem um portfólio do seu trabalho, por que não lhe juntar dicas com as suas experiências pessoais e que lhe ajudam diáriamente na sua vida profissional. Hoje em dia e cada vez mais o conhecimento não é algo único e pessoal mas um aglomerado de conhecimentos e experiências com que nos cruzamos diariamente online e offline.

Não vá na ideia de pensar que os outros lhe vão "roubar" as ideias e o trabalho se o amigo compartilhar os seus "segredos". É lógico que não precisa de mostrar tuuuudo, não é?

Mas é extremamente recompensador partilhar as nossas ideias e experiências, para além também de aprender com possíveis feedbacks à suas dicas.



Aproveito para lhe deixar a sugestão de deixar o seu comentário no final deste artigo. :-D

5ª Dica: Não tente fazer tudo sozinho. Faça parcerias.

"Sozinhos andamos mais rápidos, mas acompanhados chegamos mais longe."

Amigo. Mais uma vez vá por mim, não tente subvalorizar o poder das parcerias. Mantenha contactos com outros profissionais e troque ideias e experiências que enriqueçam os seus conhecimentos.

Se o amigo é bom a escrever ou em design, por que não arranjar parceiros programadores? Por exemplo.

Abuse mesmo desta ferramenta. Além de ser uma excelente troca de KNOW-HOW, as parcerias também são uma boa porta de entrada para outros serviços.

E pronto caro amigo, para já é só.
Se tem mais dicas de como Ter Sucesso Como Freelancer, ou simplesmente quer criticar aqui o artigo, sinta-se à vontade para deixar o seu comentário abaixo!

Boa sorte e que SEJAMOS FELIZES!

Sem comentários:

Enviar um comentário